Os perfis de acesso são configurações de visões e permissões que um determinado usuário possui, nas quais permitem que seja configurada a política para conceder ou negar acesso a usuários.
Assim, é possível criar uma lógica dentro do sistema, vinculando um perfil de acesso a uma determinada área, departamento, segmento e etc.
Outro exemplo, uma organização com 15 gerentes, nos quais esses administram 50 estoquistas que desempenham a mesma função (operação) todos os dias. Caso quisesse agrupá-los a fim que tenham a mesma permissão e visão no sistema, como poderia prosseguir?
No caso em tela, seria criado um perfil de acesso específico: “Estoque”. Em seguida, vincularia visão e permissão que esse grupo necessite em suas atividades diárias. Com isso, toda vez, que for cadastrado um novo usuário no sistema, e que possua as mesmas funções (atribuições) desse perfil (Estoque), bastaria realizar o vínculo ao perfil correspondente. Assim, o sistema permite que fique configurado e delimitado o acesso que cada usuário possui, de acordo com a sua área de atuação.