Importante: este conteúdo faz parte da Introdução do módulo atividades da plataforma Blue Service.
As definições e conceitos apresentados são próprios do contexto de uso da plataforma.
Tipo de atividade é uma nomenclatura própria da plataforma Blue Service para se referir a um processo de negócio. É no tipo de atividade, que estão contidas as configurações, regras e elementos que vão definir o funcionamento de cada atividade no sistema.
É a partir do tipo de atividade que são criadas as atividades, cada uma com seus prazos e responsáveis específicos de cada situação. As atividades de um determinado tipo sempre terão características similares, como por exemplo o mesmo fluxo operacional e as mesmas regras de de transição de etapas.
Outra importante característica de uma atividade, é o seu comportamento repetitivo. Cada atividade é uma entrega independente. Mas as atividades podem ser criadas, executadas e concluídas inúmeras vezes. É possível ainda criar e executar muitas atividades do mesmo tipo ao mesmo tempo, pois cada uma poderá se referir a um cliente, departamento ou necessidade específica.
O que diferencia uma atividade da outra são seu código, prazo, título e suas informações específicas (campos fixos e dinâmicos). Mas no geral, atividades do mesmo tipo tem uma estrutura similar. Quando se alteram as regras e configurações de um tipo de atividade, estas mudanças refletirão nas atividades também.
Um conceito bastante importante das atividades é a figura do responsável, que veremos no próximo tópico.