Uma atividade sempre deve ter uma pessoa responsável pela sua execução. No contexto da plataforma Blue Service, o responsável da atividade deve ser necessariamente um usuário cadastrado. O usuário responsável pela atividade é quem tem o poder de alterar informações, adicionar arquivos, fazer comentários, alterar etapas, e até mesmo definir outro responsável.
Não é possível uma atividade ter dois responsáveis ao mesmo tempo. Só é possível atribuir um único responsável por vez. Mas uma atividade pode ter vários responsáveis diferentes ao longo de sua execução.
Isso acontece, por exemplo, quando se tem vários atores ou pessoas que desempenham papéis diferentes ao longo do fluxo operacional. Muitas vezes também é necessário que pessoas em cargos de liderança ou chefia sejam atribuídas como responsáveis para executar uma determinada função no processo, como uma aprovação, por exemplo.
Observadores
Além do responsável, é possível atribuir observadores a uma atividade. Os observadores também devem ser usuários cadastrados na plataforma. Observadores podem acompanhar a execução da atividade de forma coadjuvante, ou seja, eles tem papel secundário, apenas para receberem alertas e se informarem das atualizações de uma atividade específica.