Este tópico dá início à parte funcional e operacional do módulo atividades, começando pela criação de atividades.
Importante: antes de prosseguir, certifique-se de conhecer os conceitos abordados na Introdução deste módulo.
Na plataforma Blue Service, as atividades podem ser criadas por meio de diferentes telas, como:
- Formulário de criação de atividades
- Formulário externo
- Criação de atividades em lote
- Criação de sub-atividades
- Criação de atividades associadas
- Gatilhos de atividades
Em alguns contextos, é muito comum que usuários do perfil operacional não precisem criar atividades, pelo fato de elas já terem sido criadas previamente por outros usuários, ou então criadas de forma automatizada pela plataforma. No entanto, o conteúdo a seguir, aborda a criação de atividades de forma manual, isto é, por meio do formulário de criação de atividades.
Formulário de criação de atividades
O formulário de criação de atividades é a forma mais simples de se criar uma atividade na plataforma. Para acessá-lo, abra o menu principal, selecione o módulo Atividades, Operação, e clique na opção Adicionar.
Selecionando o tipo de atividade
Na tela seguinte, é necessário escolher o tipo de atividade desejado. Para isso, clique em Selecione…
Será aberta uma janela com os tipos de atividades disponíveis, organizados em categorias. É possível localizar um tipo específico utilizando a caixa de busca, ou então explorando as categorias e sub-categorias:
Atenção: serão exibidos somente os tipos de atividade compatíveis com o perfil de acesso do usuário.
Após clicar no tipo desejado, será apresentado o formulário de criação da atividade:
O formulário contém campos fixos e dinâmicos, configurados conforme o tipo de atividade. Os campos fixos são os primeiros a serem preenchidos, e os dinâmicos são apresentados logo na sequência, podendo estar divididos em categorias. Veja nos próximos tópicos, como preencher cada um dos campos fixos e dinâmicos da atividade.